Quinta, 05 de dezembro de 2019
86 988 910 950
Brasil

12/11/2019 ás 11h06

73

Redacao

Teresina / PI

Aprovada a Lei Angelina Jolie: medida autoriza teste genético gratuito para prevenir câncer de mama
A proposta oferece o exame gratuitamente às mulheres com histórico na família
Aprovada a Lei Angelina Jolie: medida autoriza teste genético gratuito para prevenir câncer de mama

Foi publicada nesta quarta feira (26) a lei Angelina Jolie, que autoriza o estado do Rio de Janeiro a assinar um convênio para oferecer exames de sequenciamento genético em mulheres com histórico de câncer de ovário ou de mama na família.


Como é o teste?


O teste observa se há uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, considerados “protetores” desse tipo da doença. Uma mudança nesses códigos pode facilitar o desenvolvimento do problema.


“Os exames são realizados por sangue e permitem melhorar o rastreamento do risco de câncer. Quando a predisposição ao câncer é comprovada, é possível acompanhar por ressonância magnética”, afirma o Dr. Fabio Laginha, ginecologista e mastologista da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho.


De acordo com a proposta da deputada estadual Marcia Jeovani (PR), o teste deverá ser solicitado por um oncologista, mastologista ou geneticista; mas ressalta que a lei não busca incentivar a mastectomia. Além disso, a paciente também deve ter até 40 anos e apresentar um laudo que comprove o histórico de câncer de mama na família – a doença deve ter sido diagnosticada em pelo menos dois parentes de primeiro grau ou três de segundo grau. 


O exame custa cerca de 6.700 reais, se feito pela rede particular, e passaria a ser realizado sem custos através do SUS (Sistema único de Saúde). Entretanto, ainda não há previsão para o procedimento ser liberado.

FONTE: https://claudia.abril.com.br/saude/aprovada-a-lei-angelina-jolie-medida-autoriza-teste-genetico-gratuito-para-prevenir-cancer-de-mama/

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium