Terça, 18 de junho de 2019
86 988 910 950
Especiais

18/12/2018 ás 11h25

158

Redacao

Teresina / PI

ENTREVISTA COM NOSSA PRESIDENTE
Maria do Céu fala sobre a AMAJES em 2018 e as expectativas para o próximo ano.
ENTREVISTA COM NOSSA PRESIDENTE

                                           FALA DA PRESIDENTE:


AMAJES: ASS. EM EDUCAÇÃO E SAÚDE DA MAMA JESUÍNA ESTRELA.


                       SÃO JOÃO DO PIAUÍ 20 DE DEZEMBRO 2018.


DIRETO DA SEDE:


1-PRESIDENTE O QUE É ESSA INSTITUIÇÃO?


PRESIDENTE CÉU: É uma dádiva de Deus, uma feliz idéia da Nossa Querida Jesuína e apoiada por toda a família. Nosso objetivo é simples e claro, chegar ao 100% de mulheres examinadas em São João do Piauí.


2-POR QUE A SENHORA ACEITOU O CARGO DE PRESIDENTE DA AMAJES?


CÉU: Foi uma idéia da família, pois sou respeitada e tratada por todos como a matriarca das irmãs Damasceno, e eu achei a ideia sensacional, pois eu sonhava com esse cargo e sei que posso ajudar e contribuir para o sucesso da instituição.


3-QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS HOJE DA AMAJES?


CÉU: Incentivos financeiros, não temos um patrocinador definido muitas instituições sobrevivem com doações municipais, estaduais ou Federais, é previsto por lei que os municípios repassem às instituições filantrópicas um percentual de seus recursos, porem nunca fomos contemplados com tais recursos.


4-QUAIS AS METAS DA AMAJES EM SEU MANDATO?


CÉU: Zerar...Isso mesmo zerar o número de mulheres examinadas, nossa intenção é examinar todas as mulheres de São João do Piauí, na faixa etária dos 40 aos 69 anos.


5-POR QUE O NOME DE JESUÍNA ESTRELA?


CÉU: Essa é uma historia de agradecimento e reconhecimento a uma mulher que viveu numa época errada aos seus princípios e objetivos, uma mulher além de seu tempo, uma mulher religiosa, caridosa e muito humana. Jesuína Estrela doou todas as terras para a fundação da cidade no século 17, ficando como marco o famoso PAU DA LÉGUA, marco que fica hoje no loteamento do Lúcio Dias no Morro da Cruz. Essa referência Pau da Légua, é exatamente porque ela doou uma légua em quadros para a formação da cidade. Essa extraordinária mulher residiu no ALTO SANTÁ FÉ, hoje sitiada a ESTÁTUA DE SÃO JOÃO BATISTA...Veja tudo sobre Jesuína Estrela em nosso SITE: www.amajesrosa.com


6-QUE RECURSOS A AMAJES RECEBE POR ANO PARA SUAS AÇÕES NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMAM EM SÃO JOÃO?


CÉU: Vivemos de doações da família e alguns amigos da instituição, doações essas que pedimos pessoalmente a nossos colaboradores. Também temos o BAZAR ROSA feito com roupas novas e usadas doadas por pessoas comuns e a ASPATE, temos também nosso carro chefe que são os KITS vendidos na época do evento SÃO JOÃO ROSA, realizado sempre no mês de setembro de cada ano, em São João do Piauí.


7-EXISTE ALGUM TIPO DE DOAÇÃO MENSAL DE ALGUMA INSTITUIÇÃO PARA A AMAJES, A NIVEL: MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL?


CÉU: NÃO: em nenhuma esfera.


8-A AMAJES TEM ALGUM TIPO DE DISK RECURSOS?


CÉU: NÃO.


9-TEM ALGUMA CONTRIBUIÇÃO POR CARNÊ OU OUTROS PROVENTOS SIMILARES?


CÉU: NÃO.


10-QUAIS OS NÚMEROS DA AMAJES HOJE EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ?


CÉU: Nossos números são fantásticos e animadores, vejamos:


São: 3.272 Mulheres examinadas.


São: 12 Homens examinados


São: 20 casos confirmados de Câncer de Mama em São João e adjacências


São: 13 mulheres tratadas e curadas


São: 04 Óbitos...03 (três) mulheres e 01 (um) Homem.


São: 03 Mulheres em tratamento no momento em Teresina.


11-A AMAJES CONTA COM ALGUM CONVÊNIO COM CLINICAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES DO GÊNERO?


CÉU: Sim: Nossa maior parceria é com a Fundação Maria Carvalho Santos de Teresina, assim como a AMAJES, também federada à FEMAMA. A FMCS, é uma espécie de mãe da AMAJES, todo ano Doutor Luiz Ayrton e sua comitiva se deslocam para São João do Piauí, para realizar a custo ZERO o São João Rosa com Consultas, Exames, Punções e Biópsias. Tambem temos uma feliz e honrosa parceria com Clínica Dona Florzinha, onde realizamos exames de Mamografias e Ultrassonografias. Temos parcerias com Clínicas e Laboratórios em Teresina, com descontos e até cortesias. Em 2017 firmamos uma feliz parceria com o SESC PIAUÍ  e HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS, nos últimos dois anos levamos para São João do Piauí a CARRETA DA SAÚDE DA MULHER, onde realizamos MAMOGRAFIAS  e CITOLOGIAS.


12-A AMAJES POSSUI CASA PARA HOSPEDAGEM DE PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA EM TERESINA?


CÉU: SIM: Temos uma parceria com uma pensão em Teresina, bem próximo ao polo de Saúde da Capital,


13-A SEDE DA AMAJES EM SÃO JOÃO É ABERTA AO PÚBLICO EM TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA?


CÉU: SIM: A Sede da AMAJES, estar sempre de portas abertas para nossos associados, colaboradores e principalmente pacientes, como residimos em Teresina, a casa fica em contatos com seus pacientes por telefone, e-mails e através de nosso SITE. Porem no mês de setembro a casa fica todo o mês à disposição da população Sanjoanense, nossa vice-presidente Jesuína, se muda para São João para os preparativos do São João Rosa de São João do Piauí. Nosso contato direto com os pacientes se dar através principalmente por telefone, pois temos fichas de cadastros de todos os nossos pacientes. Lembrando os que apresentam problemas levamos imediatamente para Teresina e os acompanhamos diretamente e diariamente.


14-A AMAJES PRESTA ASSESSORIA  JURÍDICA À SUAS PACIENTES?


CÉU: SIM: Temos três Advogados: Marcelo Lavor e Lais Damasceno e Igor Brasileiro Leite, tanto em São João quanto em Teresina. Com uma particularidade os serviços são Gratuitos.


15-A AMAJES BUSCA CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO ÀS INSTITUIÇOES PRIVADAS?


CÉU: SIM: Agora mesmo em abril realizamos um WORKSHOPP em São João do Piauí, patrocinado pelo laboratório ROCHE, com sede em São Paulo, o evento contou com recursos do ROCHE, que cobriu todo os cachês dos palestrantes, o temo foi sobre os perigos do Câncer do colo do útero, evento bastante participativo e privilegiado pelo público jovem estudantes e pessoas comuns, além dos profissionais de saúde. Tivemos todas as vagas preenchidas num total de 500 vagas. Ficamos muito felizes, pois nunca tínhamos conseguidos recursos dessa envergadura.


16-A AMAJES TEM ALGUM CONVÊNIO FIRMADO COM A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ?


CÉU: NÃO. Já tentamos, tanto em administrações anteriores, quanto na atual e nunca fomos atendidos.


17- A AMAJES RECEBE RECURSOS MENSAIS ORIUNDO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ, GOVERNO DO ESTADO OU FEDERAL?


CÉU: NÃO.


18-A AMAJES JÁ SE SENTE UMA INSTITUIÇAO DE EXCELÊNCIA JUNTO AO COMBATE E RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ?


CÉU: SIM: Porem trabalhamos para melhorar ainda mais nossos números e resultados, no tocante ao rastreamento estamos satisfeitos, más enquanto ao número de óbitos não. Achamos que temos que melhorar nesse quesito, a quantidade de casos é muito grande para uma cidade de 20 mil habitantes, porem por outro lado ficamos satisfeitos, pois mostramos e provamos para os órgãos Públicos que estamos no caminho certo e deveremos investir mais em políticas públicas de prevenção.


20-QUANDO A INSTITUIÇÃO SE SENTIRÁ NA SUA ENCELÊNCIA?


CÉU: Trabalhamos forte para conseguir a excelência em 2019. Quando chegaremos a atender com exames e consultas 100% de mulheres examinadas. Hoje temos 97% de atendimento. Números superiores a grandes e desenvolvidos Países. O Brasil temos Curitiba com 38% de mulheres examinadas, São Paulo 31%, Rio de Janeiro 28%, Teresina 24% e São João do Piauí com 97%...Estamos a frente de outros Países desenvolvidos como a campeã mundial Suíça com 86% de mulheres examinadas, Canadá 76% e Estados Unidos com 74%...E acreditem Nossa querida cidade de São João Batista, isso graças ao trabalho da AMAJES detém o título de campeão mundial na modalidade mulheres examinadas.


21-QUANTOS PACIENTES JÁ DESCOBRIRAM O CÂNCER DE MAMA ATRAVÈS DA AMAJES:


CÉU: 20 Casos confirmados.


22-QUANTOS FORAM TRATADOS?


CÉU: 19 Casos 01 (um) Resistiu ao tratamento.


23-QUANTOS HOMENS?


CÉU: 01 (um)


24-QUANTAS MULHERES?


CÉU: 19


24-QUANTOS CASOS SUCEDIDOS?


CÉU: 16 casos: OBS: 03 (três) casos estão em tratamento.


25-QUANTOS ÓBITOS?


CÉU: 04


26-QUANTOS RESISTIRAM AO TRATAMENTO?


CÈU: 01


27-COMO É A COLABORAÇÃO DA FAMÍLIA DA SENHORA NOS EVENTOS DA AMAJES?


CÉU: Todos fazemos o que podemos arrecadando roupas para nosso bazar, contribuindo financeiramente para a realização dos eventos, participando como voluntários em São João e Teresina. Etc...


28-ALEM DE SUA FAMÍLA, QUE OUTRAS FAMÍLIAS SANJOANENSES APOIAM EFETIVAMENTE O TRABALHO DA AMAJES?


CÉU: Essa pergunta é muito subjetiva, pois todas as famílias de São João do Piauí, participam de nossos eventos como voluntários e principalmente comprando os nossos kits e participando das caminhadas rosas realizadas pela AMAJES... Então eu diria todas.


29-QUANTOS VOLUNTÁRIOS DIRETOS TEM A AMAJES HOJE? E QUANTOS INDIRETOS?


CÉU: Direto temos 60 voluntários e indiretos temos uma legião imensa tanto em Teresina quanto em São João do Piauí.


30-QUAL A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DA AMAJES HOJE?


CÉU: Com certeza são o bazar rosa e a venda dos kits da caminhada rosa.


31-A SENHORA SE SENTE BEM NO COMANDO DA INSTITUIÇÃO?


CÉU: SIM: Sempre sou ouvida e desempenho uma função de proteção e acompanhamento dos voluntários tanto em Teresina quanto São João do Piauí.


32-COMO É SER PRESIDENTE DE UMA ORGANIZAÇÃO QUE SALVA VIDAS E CONTRIBUI COM O SOCIAL DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ?


CÉU: Eu e minha família moramos fora de São João do Piauí, porem vivemos aqui, todos os meses estamos aqui para passeio, ações da AMAJES, da AMISTE e também para visitar parentes e amigos. São João do Piauí é a nossa casa, são as bênçãos de São João Batista que nos move e dar força. Ser presidente da AMAJES essa instituição que tem como lema salvar vidas, é uma honra, me sinto feliz e realizada com esse trabalho


 


33-PRESIDENTE QUE MENSAGEM A SENHORA DEIXA PARA AS PESSOAS QUE PRECISAM DA AMAJES NO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO, RASTREAMENTO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA?


CÉU: Que as mulheres e homens de São João do Piauí, não se descuidem das mamas e estejam sempre atentas aos primeiros sinais e sintomas. Procurem ajuda, façam auto exame, realizem mamografias periodicamente e conheçam a AMAJES, seja voluntários da instituição. A todas as mulheres e homens do nosso projeto São João Rosa, um Feliz natal e um ano novo cheio de amor e prosperidade.


AMAJES – VIVE PARA SALVAR VIDAS.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Quem somos!

Quem somos!

Blog/coluna Nossa história e trajetória
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium